sábado, 20 de outubro de 2007

Benfica afastado na Europa

DERROTA COM O DÍNAMO DE MOSCOVO (4-8)

O Benfica perdeu com o Dínamo de Moscovo (4-8), no segundo jogo da ronda de elite da UEFA Futsal Cup, em partida disputada em Pádua (Itália), pelo que está irremediavelmente afastado da "final-four" da prova.

Os encarnados, que tinham apresentado o título europeu como uma das metas desta temporada, têm ainda um jogo a disputar, no domingo, mas que de nada serve às suas pretenções. Os russos, actuais detentores do título, são os grande favoritos a seguir em frente na competição.

Data: Sexta-feira, 19 Outubro de 2007

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Portugal nas meias-finais

A Selecção Nacional de futsal de atletas com deficiência mental conquistou ontem nova vitória no Campeonato do Mundo, que decorre em Tondela, apurando-se para as meias-finais. O adversário foi a República Checa, goleada por 12-1. No outro jogo do grupo, Itália e México empataram a três golos.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Calendário do Grupo do Benfica da Fase de Elite da UEFA Cup

O Benfica já conhece o calendário da fase de grupos da UEFA Futsal Cup, prova que se irá disputar em Itália dentro de dias. O primeiro classificado do grupo garante o acesso à final four, agendada para 24 a 26 de Abril de 2008.

Calendário da UEFA Futsal Cup (hora portuguesa):

- 18 de Outubro (Quinta-feira)
17:30 Municipium (Montenegro) – Dínamo Moscovo (Rússia)
20:00 Luparense (Itália) – Benfica

- 19 de Outubro (Sexta-feira)
17:30 Dínamo Moscovo – Benfica
20:00 Luparense – Municipium

- 21 de Outubro (Domingo)
17:30 Benfica – Municipium
20:15 Luparense – Dínamo Moscovo

De notar também a presença do árbitro português António Cardoso nesta fase importante da prova, nomeado pela UEFA para o grupo C, na República Checa, com a presença das equipas Kairat Almaty (CAZ), Futsal Topsport Antwerpen (BEL),FK Era-Pack Chrudim (CHE) e Slov-Matic Fofo Bratislava (ESL).

Bilhetes já têm preço

Os bilhetes para a fase final do Europeu de futsal, que se vai realizar no distrito do Porto entre 16 e 25 de Novembro vão ser colocados à venda já este mês. Os preços estão divididos em duas categorias e sofrerão um natural aumento consoante o evoluir da prova. Para a fase de grupos, o mais barato será a 5 euros e o mais caro a 7,5 euros; nas meias-finais, os bilhetes serão a 7,5 e a 10 euros. Para a final o mínimo será 10 euros, custando o ingresso mais caro 12,5 euros.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Futebol de salão

O futebol de salão e o Futsal são, na verdade, duas versões de uma mesma modalidade de esporte que é o futebol, pois há o Futsal que se originou do Futebol de salão-FIFUSA, sendo o primeiro mais semelhante ao futebol de campo disputado em uma área menor e de piso duro e o segundo é bem similar ao primeiro, mas com algumas regras diferenciadas. Apesar dessas diferenças, as equipes possuem como principal objetivo colocar a bola na baliza adversária, caracterizada por 2 postes verticais de medidas oficiais, limitadas pela altura, por uma trave horizontal, também com medidas oficiais, tal como no futebol. Quando tal objetivo é alcançado, diz-se que um gol foi marcado, e um ponto é adicionado à equipe que o atingiu. O goleiro, último jogador responsável por evitar o gol, é o único autorizado a segurar a bola com as mãos. A partida é vencida pela equipa que marcar o maior número de gols. Devido as proporções da área de jogo, o menor número de jogadores e a facilidade em que se pode jogar uma partida, o futsal já é considerado por muitos como o esporte mais praticado do Brasil, superando o futebol que ainda sim é o mais popular.

Cronologia do Futsal

1949 - A ACM do Rio de Janeiro organiza o primeiro torneio aberto de futebol de salão para meninos entre dez e quinze anos.

1954 - Em 28 de julho é fundada, no Rio de Janeiro, a primeira entidade oficial, a Federação Metropolitana de Futebol de Salão, na sede do América Futebol Clube.

1955 - Em 14 de junho é fundada a Federação Paulista de Futebol de Salão.

1956 - É realizado o primeiro campeonato da cidade do Rio de Janeiro, com 42 disputantes, cabendo ao time carioca "Imperial" o título de primeiro campeão.

1958 - A Confederação Brasileira de Desportos resolve oficializar a prática de futebol de salão, uniformiza suas regras e funda o Conselho Técnico de Futebol de salão tendo as Federações Estaduais como filiadas.

1959 - Primeiro Campeonato Brasileiro de Seleções. A seleção do Rio de Janeiro fica com o título, Seleção Paulista fica com o vice-campeonato.

1971 - É fundada no Rio de Janeiro, a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), contando com a filiação de 32 países que praticavam o futebol de salão nos moldes brasileiros. O primeiro presidente é João Havellange.

1981 - A CBFS consegue sua sede própria.

1982 - É realizado o primeiro campeonato Mundial de Seleções de Futsal. Com o ginásio do Ibirapuera, o Brasil torna-se o primeiro campeão vencendo o Paraguai.

1985 - O segundo Campeonato Mundial de Futsal é realizado na Espanha e o Brasil torna-se "bi" vencendo a própria Espanha.

1988 - Na terceira edição do Mundial de Seleções o Paraguai surpreende o Brasil e fica com o título na Austrália.

1989 - A Holanda é sede do quarto Mundial de Seleções, mais uma vez o Brasil conquista o título diante dos donos da casa.

1990 - A FIFA homologa a supervisão do futsal mediante extinção da Fifusa e cria sua comissão de futsal. Posteriormente, algumas Federações desistem de acabar com a Fifusa e elegem o Sr. Antonio Alberca presidente. Surge o termo Futsal.

1992 - Na quinta edição do Mundial de Seleções, o Brasil conquista seu quarto título diante dos Estados Unidos em Hong Kong. A organização fica por conta da FIFA.

1996 - Sexta edição do Mundial de Seleções, o Brasil conquista o Pentacampeonato Mundial diante da Espanha, donos da casa.

2000 - Sétima edição do Mundial de Seleções, na Guatemala, o Brasil é surpreendido pela Espanha na Final.

2002 - É realizado o primeiro Brasileiro de Seleções Feminino em São Paulo, a Seleção Paulista é a campeã de forma invicta.

2003 - Por intermédio de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, o Futsal é incluído nos jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro. A Federação Paulista de Futsal lança um projeto em prol do Futsal: "Eu Quero Futsal Olímpico".

2004 - "Oitava" edição do eleções, realizado em Taipei (China). O Brasil perde na semi-final para ae termina em 3º lugar, vencendo a Argentina na disputa do terceiro lugar. Na final, a seleção da Espanha derrota a Itália e torna-se bi-campeã do mundo.

2005 - Eleição na CBFa é reeleito para mais um mandato. A Federação Paulista de Futsal comemora seus 50 anos de fundação. O futsal é oficialmente incluído nos Jogos Pan-americanos do Rio. Continuam os apoios ao movimento idealizado pela FPFS para inclusão do futsal no programa dos Jogos Olímpicos.

História do Futsal

A versão mais aceita para o berço do Futebol de Salão é a de que ele começou a ser praticado por volta de 1940, por jovens freqüentadores da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo. Enfrentando dificuldades para encontrar campos de futebol para divertimento em suas horas de lazer, estes improvisaram "peladas" nas quadras de basquete e hóquei, aproveitando as traves usadas na prática desse último esporte. No início, as "equipes" variavam em número, tendo cinco, seis e até sete jogadores, sendo pouco a pouco fixado o limite de cinco. As bolas eram de crina vegetal ou serragem, sofrendo sucessivas modificações, inclusive com o uso de cortiça granulada. Como as bolas de ar utilizadas depois, saltavam muito e saíam freqüentemente das quadras, posteriormente tiveram seu tamanho diminuído e o peso aumentado. Daí o fato de o Futebol de Salão, hoje um dos esportes mais praticados no país, ser chamado de "esporte da bola pesada". Só que é so para quem sabe, pode trazer muitos riscos um colega meu por exemplo ja quebrou o braço ao meio pois chutou a bola e como ele era pesada como foi dito ele caiu de pessimo geito e quebrou-se.

De repente, o novo esporte começou a ganhar corpo, estendendo-se a outros estados, estabelecendo-se regras elementares procurando disciplinar sua prática. Dentro de pouco tempo, organizavam-se times, disputando torneios abertos. Dada a facilidade para a formação de equipes rapidamente ganhava adeptos sendo introduzido em quase todas as capitais, que já o praticavam copiando regras uns dos outros.

Em 28 de Julho de 1954 foi fundada a Federação Metropolitana de Futebol de Salão, atual Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, a primeira federação estadual do Brasil, sendo Ammy de Moraes seu primeiro presidente. Neste mesmo ano foi fundada a Federação Mineira de Futebol de Salão. Em 1955 foi fundada a Federação Paulista, em 1956 iniciaram as Federações Cearense, Paranaense, Gaúcha e Baiana. Em 1957 a Catarinense e a Norte Rio Grandense, em 1959 a Sergipana. Na década de 60 foram fundadas as Federações Pernambucana, Brasiliense, Paraibana, na de 70 a Acreana, a do Mato Grosso do Sul, a Goiana, a Piauense, a Mato Grossense, e a Maranhense, nos anos 80 á a Amazonense, a de Rondônia, a do Pará, a Alagoana, a Espiritossantense e a Amapaense. E nos anos 90 as mais novas a Roiramense e a Tocantinense.

O Futebol de Salão brasileiro tinha no seu inicio, em meados dos anos cinquenta várias regras, foi então que em 05 de fevereiro de 1957 o então presidente da Confederação Brasileira de Desportos, CBD, Sylvio Pacheco criou o Conselho Técnico de Assessores de Futebol de Salão para conciliar divergências e dirigir os destinos do futebol de salão no Brasil.

Esporte "brasileiro"

Convém destacar que o amor e a tendência natural do brasileiro pelo futebol transfundiram-se para o Futsal, em razão da valorização imobiliária e de outros fatores sócio-econômicos que implicaram a quase extinção dos antigos campos de várzea. E o futebol passou, à falta de espaços principalmente nas áreas urbanas, a ser praticado em quadras originalmente destinadas a jogos de basquete e vôlei, daí explicar-se a "febre" do Futebol de Salão.

Hoje, seguramente o Futsal é a recreação e lazer desportivo da preferência de mais de doze milhões de brasileiros, tendo assim, grande relevância não só na manifestação esporte-performance, como também nas outras manifestações (esporte-educação e esporte-participação) definidas na recomendação nº 01/86 do CND.

Em pesquisa realizada pela revista "Placar", evidenciou-se que o Futsal está em primeiro lugar na preferência nacional. E tudo isto decorre de ser, sem dúvida, um dos únicos esportes que não impõem o biótipo geralmente requerido para certas modalidades, podendo praticá-lo o alto, o baixo, o gordo, o magro, o jovem ou o mais idoso, daí ter tomado de roldão as quadras e espaços de recreação dos colégios, edifícios, empresas, pólos de lazer, clubes sociais e esportivos, quartéis, praças, conjuntos habitacionais, etc. (...)

Apesar de todas as controvérsias, o futsal não é um esporte genuinamente brasileiro. Surgiu na década de 30 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, no Uruguai, onde se precisava encontrar atividades esportivas que pudessem ser praticadas durante o severo inverno uruguaio; assim, pensou-se em algo como um futebol em quadras e até mesmo dentro dos salões de baile da ACM aproveitando a paixão e o grande momento vivido pelo Uruguai no futebol (na época bi-campeão mundial e olímpico). Com o sucesso da nova atividade durante evento das ACM's em São Paulo já nos anos 40 foi apresentada aos brasileiros. A partir daí, os brasileiros desenvolveram regras baseadas no basquete, handebol, futebol e pólo aquático e popularizaram o esporte, e por isso muitos consideram o futsal um esporte brasileiro.

Vale salientar que hoje o futsal não é apenas praticado e assistido nos ginásios convencionais, o esporte conta com três Mundialitos disputados em arena especialmente construída, a céu aberto, na praia de Copacabana no Rio de Janeiro, por ocasião dos Festivais de Verão promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro nos anos de 1995, 1996 e 1998, sagrando-se o Brasil campeão em todos, além de ser amplamente divulgado nos meios de comunicação, inclusive com cobertura televisiva sistemática.

Referências bibliográficas: APOLO, alexandre. Futsal: metologia e didática na aprendizagem. São Paulo: Phorte, 2004. VOSER, R; GIUSTI,J. O futsal e a escola: uma perpectiva pedagógica. Porto Alegre: editora ULBRA, 2002.

Futsal e Futebol de Salão

Apesar do muito que se diz, o futebol de salão e o futsal são, em linhas gerais, a mesma modalidade desportiva. O Futebol de Salão é organizado pela FIFUSA e tem como federação nacional a Confederação Nacional de Futebol de Salão, além das respectivas federações Mundial, Panamericana e Européia entre outras; o Futsal é organizado pela FIFA, com departamento próprio, e tem na Confederação Brasileira de Futsal sua representante nacional. As ligações ou organizações externas são, em última análise, resultantes da formação de grupos politicos distintos dentro do Esporte, e que acabam por enfatizar pequenas diferenças na modalidade esportiva para assegurar "territórios" políticos. As duas modalidades têm objetivos idênticos (iguais em todos os jogos desportos coletivos) - o gol, a cesta, o ponto... Algumas regras foram sendo criadas, diferenciando as modalidades: o futsal é, em muitos aspectos, uma adaptação do futebol de campo para uma área de aproximadamente 40x20m, salvo algumas alterações; o futebol de salão proíbe o jogo aéreo, laterais e escanteios são cobrados com as mãos, goleiros são restritos à sua área; sendo que, ao se encontrar dentro desta área, o jogador encontra-se em "impedimento" e a altura em que a bola pode ser jogada na vertical é previamente definida. Esta é, sem dúvida, uma das poucas regras diferenciadoras entre as modalidades.

Quanto ao aspecto dos agrupamentos políticos em torno do esporte. Até meados da década de 80 o futebol de salão era administrado por uma entidade independente da FIFA, chamada Federação Internacional de Futebol de Salão ou simplesmente FIFUSA, com sede no Brasil. Posteriormente houve um acordo para a fusão das duas entidades, mas por motivos políticos o acordo não vingou e enquanto a FIFA passou a congregar as principais federações nacionais, a FIFUSA congregou pequenas federações e criou novas como a Confederação Nacional de Futebol de Salão, já que a Confederação Brasileira de Futebol de Salão se filiou à FIFA; com isso a FIFA alterou o nome para futsal e criou as novas regras para o esporte, organizando os campeonatos mundiais da modalidade. À FIFUSA coube manter o esporte com o nome anterior e até mesmo com as mesmas regras, salvo pequenas alterações.A Confederação Brasileira realiza, anualmente, as disputas da Liga Brasileira de Futsal.

Nos últimos anos, o futsal ganhou maior dinâmica com novas regras que o tornaram mais ágil, como, por exemplo, permitir que o goleiro atue como um jogador de linha quando ele está fora da sua área

O que muitos desejam deixar bem claro, sem menosprezar qualquer das modalidades, é que são diferentes e não devem ser confundidas. Por outro lado, pode-se justamente observá-las naquilo que têm em comum. O fato de pertencerem a entidades diferentes, por certo deverá, com o passar do tempo, demarcar modalidades diferenciadas.

O futsal tem ganhado cada dia novos adeptos por necessitar de poucos jogadores (se comparado a outros esportes coletivos), ser disputado em quadras cobertas e uma partida permitir ver jogadas e gols considerados de uma grande beleza plástica...

Fundamentos do Futsal

  • Passe: É a ação de enviar a bola a um companheiro ou determinado setor de espaço de jogo.
  • Drible: É a ação individual, exercida com a posse da bola, visando ludibriar um oponente quando ultrapassado.
  • Cabeceio:É a ação de cabecear a bola quando é de defesa muito alta.
  • Chute:É a ação de golpear a bola, visando desviar ou dar a mesma trajetória estando ela parada ou em movimento.
  • Recepção: É a ação de interromper a trajetória da bola vinda de passes ou arremessos.
  • Condução: É a ação de progredir com a bola por todos os espaços possiveis de jogo.
  • Domínio de Bola: Diferentemente do futebol, é realizada na maioria das vezes, com a sola do pé.

Categorias do Futsal

  • Fraldinha(5 a 9 anos)
  • Pré-Mirim(9 a 10 anos)
  • Mirim(11 a 12)
  • Infantil(13 a 14)
  • Infanto-Juvenil(15 a 16)
  • Juvenil(17 a 19)
  • Principal(20 a diante)
  • Masters(33 a 50)
  • Veteranos(50 em diante)

Posições dos Jogadores no Futsal

Muito parecido com o futebol, o futsal apresenta três posições principais, que são:
  • Zagueiro
  • Meia
  • Lateral(esquerdo e direito)
  • Atacante