sábado, 24 de novembro de 2007

Futebol > Nacional > Futsal

Orlando Duarte: «O futuro vai ser risonho»
SELECCIONADOR GARANTE QUE OS JOGADORES TÊM MUITO PARA DAR

Orlando Duarte não esconde o optimismo em relação à Selecção Portuguesa na véspera do encontro frente à Rússia referente à atribuição dos 3.º e 4.º lugares do Europeu.

"Estes jogadores ainda têm muito para dar. As pessoas aplaudiram-nos em pé e isso faz-me pensar que futuro vai ser risonho", refere o seleccionador.

Em relação ao encontro de despedida do Europeu, o técnico tem confiança na motivação dos atletas, apesar da desilusão face à eliminação frente à Espanha no desempate porn pontapés da marca de grande penalidade.

"Sei que posso contar com eles e eles comigo. Encontramos motivação porqu sabemos que o terceiro lugar é melhor que o quarto. Estes jogadores merecem um prémio. Não é o primeiro prémio, mas também é bom", conluiu Orlando Duarte.

Sabado, 24 Novembro de 2007

sábado, 17 de novembro de 2007

Futsal Portugal 0 - Itália 0


A Selecção Nacional não conseguiu melhor do que um nulo frente à Itália na abertura do Europeu de Futsal, a decorrer em Portugal até 25 de Novembro

Esperava-se um pouco mais no jogo de arranque do Europeu, que ficou assinalado por um 0-0 inédito na competição. O empate até serve a Portugal, dada a força da Itália, mas faltaram golos para completar uma festa que começara bonita. E o dia terminaria de forma surpreendente: a estreante Roménia bateu a República Checa e é a primeira líder do Campeonato.

Entre Portugal e Itália sabia-se que estava em causa a eventual vitória no grupo e as equipas não quiseram arriscar. O empate sem golos deixa em perspectiva bons jogos de ambos nas restantes duas jornadas, mas é certo que não serão permitidos deslizes.

Apesar de não ter sido uma equipa tão pressionante e rematadora como a italiana, a formação portuguesa soube controlar o adversário, apoiando o seu jogo numa grande solidez defensiva. Portugal entrou muito bem na partida e soube aparecer perto da área italiana, com Ricardinho em evidência ao conseguir alguns remates. Mas a Itália respondeu e, a partir do quarto minuto, os transalpinos subiram no terreno e começaram a alvejar a baliza de João Benedito, que se opôs sempre com grande classe. Perto do intervalo, Portugal teve a melhor oportunidade de golo da partida, uma jogada entre Leitão e Gonçalo que o último finalizou. Mas o guardião Feller conseguiu desviar a bola para o poste.

O segundo tempo foi bastante distinto. A Itália teve mais posse de bola e dominou. Só nos últimos dez minutos, e com a entrada de Israel, é que os portugueses se soltaram e subiram no terreno, tendo mesmo desperdiçado um livre indirecto perto do final. O empate era mesmo justo...

A figura
JOÃO BENEDITO


A qualidade do guardião português é inquestionável, mas ontem foi determinante frente aos italianos e uma peça-chave no ponto conquistado. No primeiro tempo teve intervenções de grau de dificuldade elevado, mas foi no início do segundo que demonstrou todo o seu talento. Com um estilo muito próprio, não só manteve a baliza inviolada, como soube orientar os colegas na hora de defender.

MOMENTO
18'
Gonçalo por centímetros


A sorte de uns é o azar de outros e falta de sorte foi o que teve Gonçalo, quando já dentro da área, e após passe de Leitão, rematou para o golo. A bola acabou por tocar no corpo de Feller e desviar-se caprichosamente para o poste, evitando aquele que poderia ter sido o golo da tão esperada vitória portuguesa.

TREINADORES


Orlando Duarte

"Não lhes ficamos a dever nada"

Na opinião de Orlando Duarte, Portugal deu, apesar do empate registado no marcador, uma demonstração de força frente à Itália. "Não ficámos a dever nada a uma das equipas mais fortes do Mundo. Ambas jogaram seguras e é isso que as grandes equipas fazem e que não encontramos no campeonato português, onde há a lógica do ataque/contra-ataque", observou.

O seleccionador português fez mesmo uma comparação com que o mudou desde a derrota pesada frente à mesma Itália no último Europeu. Destacando a evolução registada em termos de "maturidade" e até de "jogadores", salienta ainda a preparação que agora teve oportunidade de fazer. "Nunca estivemos tanto tempo juntos. Quando estes jogadores conseguem estar juntos, conseguimos ter uma equipa muito forte", enfatizou, assinalando que, para si, "é perfeitamente igual" passar às meias-finais em primeiro ou segundo lugar do grupo.

A terminar, deixou uma explicação diplomática sobre a ausência do pivot Joel Queirós do banco de suplentes. "É a mesma razão pela qual o Alex ficou de fora: só podem jogar 12."

Nuccorini

"Com golos o público estaria mais divertido"

"Só foi pena a falta de golos. O público ter-se-ia divertido mais". Este é um dos lamentos de Alessandro Nuccorini, seleccionador italiano, quando comenta a igualdade a zero frente a Portugal, que diz ser "aceitável". O outro reside nas lesões que condicionaram a equipa e, desse modo, traça como principal objectivo "recuperar os jogadores" afectados "para os próximos jogos", de modo a que estejam "melhor fisicamente". Perspectivando o que aí vem, garante que o grupo "é mais equilibrado do que as pessoas pensavam", e elege Portugal como "favorito por jogar em casa".

Portugal 0 - Itália 0


Pavilhão | Multiusos de Gondomar
Árbitros | Karoly Torok (Hungria) e Edi Sunjic (Croácia).

Portugal
João Benedito; Ivan, Pedro Costa, Arnaldo e Ricardinho.
Jogaram ainda: Zé Maria, Leitão, Israel, Gonçalo, Formiga e Marcelinho.
T Orlando Duarte

Itália
Feller; Grana, Bertoni, Assad e Morgado.
Jogaram ainda: Pellegrini, Montovanelli, Jubanski, Assis, Foglia e Forte
T Alessandro Nuccorini

Cartões amarelos: Pellegrini 21'; Forte 28'; Israel 37'.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Um palco com coração de ouro

As paredes ovais em tijolo não deixam grandes pistas e só a grande pala da entrada principal leva quem passar pelo Pavilhão Multiusos de Gondomar a pensar em Siza Vieira. Mas quem entra não tem dúvidas: as linhas simples, as paredes claras e sobretudo o aproveitamento fantástico da luz natural denunciam o desenho do mais famoso dos arquitectos portugueses. Inaugurado em Junho, o pavilhão que foi baptizado como "Gondomar Coração de Ouro" vai dar-se verdadeiramente a conhecer a partir de sexta-feira, ao receber o Campeonato da Europa de Futsal, a primeira das grandes organizações para que está destinado. Com uma área total coberta de 9500 metros quadrados, 6000 deles correspondentes à nave elíptica, que tem 4200 lugares, este multiusos é o segundo maior do país, só superado pelo Pavilhão Atlântico, e nasceu para ser a grande sala de espectáculos do Norte, desportivos e não só. "Os responsáveis da UEFA estão muito impressionados. Dizem ser o melhor pavilhão que já viram, perfeito para o Europeu até em detalhes como as áreas para publicidade", revelou Manuel Marques, administrador da empresa municipal que foi criada para gerir os espaços desportivos de Gondomar. Logo na inauguração, Teixeira dos Santos, ministro das Finanças, havia considerado o pavilhão como sendo o multiusos da área metropolitana do Porto. Uma verdade, até porque o equipamento semelhante que chegou a estar previsto no Plano de Pormenor das Antas foi adiado em definitivo pela Câmara do Porto, o que Valentim Loureiro soube aproveitar. "O major queria assinalar o mandato com uma obra emblemática, que é esta. Se existisse um multiusos no Porto poderia ser outra, mas isso nunca o saberemos...", diz Manuel Marques, para quem o importante é o facto de ser "mais fácil chegar aqui do que ao Rosa Mota". Servido pelo IC29, o multiusos do "coração de ouro" está a menos de cinco minutos do Porto e vai, já a partir desta semana, ser um dos palcos mais conhecidos do país.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Futebol Nacional , Futsal

Europeu: Platini apadrinha sessão de abertura
PRESIDENTE DA UEFA TINHA SIDO CONVIDADO POR MADAÍL

O presidente da UEFA, Michel Platini, vai estar no Multiusos de Gondomar a assistir à cerimónia de abertura e ao primeiro dia de jogos do Campeonato da Europa de Futsal Portugal’07. O convite foi feito pelo presidente da FPF, Gilberto Madaíl e, pelo que Record apurou, a resposta já foi dada e o antigo internacional francês vai assistir ao Portugal-Itália.

A presença do presidente do organismo máximo do futebol europeu vai dar ainda mais relevo a este Europeu. Para além da nova calendarização de jogos – sem que as selecções joguem dois dias seguidos, como aconteceu nas edições anteriores, em que os dois primeiros encontros aconteciam em dias consecutivos – e do novíssimo troféu, esta será a primeira vez que o mais alto representante da UEFA vai estar presente na abertura.

O melhor de sempre

O coordenador do projecto do Portugal’07, Pedro Dias, não duvida: “Vamos organizar o melhor Europeu de sempre”. O responsável, em declarações à Lusa, salientou o facto de estar a viver-se “um marco histórico”, sobretudo devido às transmissões em canal aberto, pela SIC. “Estou certo que o crescimento vai disparar até ao final da década, pois para 2008 vamos ter o primeiro Campeonato da Europa Sub-21 e a estreia no Campeonato do Mundo Universitário”, assumiu, relembrando que neste momento já há cerca de 70 mil praticantes no nosso país.