quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Esporte "brasileiro"

Convém destacar que o amor e a tendência natural do brasileiro pelo futebol transfundiram-se para o Futsal, em razão da valorização imobiliária e de outros fatores sócio-econômicos que implicaram a quase extinção dos antigos campos de várzea. E o futebol passou, à falta de espaços principalmente nas áreas urbanas, a ser praticado em quadras originalmente destinadas a jogos de basquete e vôlei, daí explicar-se a "febre" do Futebol de Salão.

Hoje, seguramente o Futsal é a recreação e lazer desportivo da preferência de mais de doze milhões de brasileiros, tendo assim, grande relevância não só na manifestação esporte-performance, como também nas outras manifestações (esporte-educação e esporte-participação) definidas na recomendação nº 01/86 do CND.

Em pesquisa realizada pela revista "Placar", evidenciou-se que o Futsal está em primeiro lugar na preferência nacional. E tudo isto decorre de ser, sem dúvida, um dos únicos esportes que não impõem o biótipo geralmente requerido para certas modalidades, podendo praticá-lo o alto, o baixo, o gordo, o magro, o jovem ou o mais idoso, daí ter tomado de roldão as quadras e espaços de recreação dos colégios, edifícios, empresas, pólos de lazer, clubes sociais e esportivos, quartéis, praças, conjuntos habitacionais, etc. (...)

Apesar de todas as controvérsias, o futsal não é um esporte genuinamente brasileiro. Surgiu na década de 30 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, no Uruguai, onde se precisava encontrar atividades esportivas que pudessem ser praticadas durante o severo inverno uruguaio; assim, pensou-se em algo como um futebol em quadras e até mesmo dentro dos salões de baile da ACM aproveitando a paixão e o grande momento vivido pelo Uruguai no futebol (na época bi-campeão mundial e olímpico). Com o sucesso da nova atividade durante evento das ACM's em São Paulo já nos anos 40 foi apresentada aos brasileiros. A partir daí, os brasileiros desenvolveram regras baseadas no basquete, handebol, futebol e pólo aquático e popularizaram o esporte, e por isso muitos consideram o futsal um esporte brasileiro.

Vale salientar que hoje o futsal não é apenas praticado e assistido nos ginásios convencionais, o esporte conta com três Mundialitos disputados em arena especialmente construída, a céu aberto, na praia de Copacabana no Rio de Janeiro, por ocasião dos Festivais de Verão promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro nos anos de 1995, 1996 e 1998, sagrando-se o Brasil campeão em todos, além de ser amplamente divulgado nos meios de comunicação, inclusive com cobertura televisiva sistemática.

Referências bibliográficas: APOLO, alexandre. Futsal: metologia e didática na aprendizagem. São Paulo: Phorte, 2004. VOSER, R; GIUSTI,J. O futsal e a escola: uma perpectiva pedagógica. Porto Alegre: editora ULBRA, 2002.

Nenhum comentário: