sábado, 17 de novembro de 2007

Futsal Portugal 0 - Itália 0


A Selecção Nacional não conseguiu melhor do que um nulo frente à Itália na abertura do Europeu de Futsal, a decorrer em Portugal até 25 de Novembro

Esperava-se um pouco mais no jogo de arranque do Europeu, que ficou assinalado por um 0-0 inédito na competição. O empate até serve a Portugal, dada a força da Itália, mas faltaram golos para completar uma festa que começara bonita. E o dia terminaria de forma surpreendente: a estreante Roménia bateu a República Checa e é a primeira líder do Campeonato.

Entre Portugal e Itália sabia-se que estava em causa a eventual vitória no grupo e as equipas não quiseram arriscar. O empate sem golos deixa em perspectiva bons jogos de ambos nas restantes duas jornadas, mas é certo que não serão permitidos deslizes.

Apesar de não ter sido uma equipa tão pressionante e rematadora como a italiana, a formação portuguesa soube controlar o adversário, apoiando o seu jogo numa grande solidez defensiva. Portugal entrou muito bem na partida e soube aparecer perto da área italiana, com Ricardinho em evidência ao conseguir alguns remates. Mas a Itália respondeu e, a partir do quarto minuto, os transalpinos subiram no terreno e começaram a alvejar a baliza de João Benedito, que se opôs sempre com grande classe. Perto do intervalo, Portugal teve a melhor oportunidade de golo da partida, uma jogada entre Leitão e Gonçalo que o último finalizou. Mas o guardião Feller conseguiu desviar a bola para o poste.

O segundo tempo foi bastante distinto. A Itália teve mais posse de bola e dominou. Só nos últimos dez minutos, e com a entrada de Israel, é que os portugueses se soltaram e subiram no terreno, tendo mesmo desperdiçado um livre indirecto perto do final. O empate era mesmo justo...

A figura
JOÃO BENEDITO


A qualidade do guardião português é inquestionável, mas ontem foi determinante frente aos italianos e uma peça-chave no ponto conquistado. No primeiro tempo teve intervenções de grau de dificuldade elevado, mas foi no início do segundo que demonstrou todo o seu talento. Com um estilo muito próprio, não só manteve a baliza inviolada, como soube orientar os colegas na hora de defender.

MOMENTO
18'
Gonçalo por centímetros


A sorte de uns é o azar de outros e falta de sorte foi o que teve Gonçalo, quando já dentro da área, e após passe de Leitão, rematou para o golo. A bola acabou por tocar no corpo de Feller e desviar-se caprichosamente para o poste, evitando aquele que poderia ter sido o golo da tão esperada vitória portuguesa.

TREINADORES


Orlando Duarte

"Não lhes ficamos a dever nada"

Na opinião de Orlando Duarte, Portugal deu, apesar do empate registado no marcador, uma demonstração de força frente à Itália. "Não ficámos a dever nada a uma das equipas mais fortes do Mundo. Ambas jogaram seguras e é isso que as grandes equipas fazem e que não encontramos no campeonato português, onde há a lógica do ataque/contra-ataque", observou.

O seleccionador português fez mesmo uma comparação com que o mudou desde a derrota pesada frente à mesma Itália no último Europeu. Destacando a evolução registada em termos de "maturidade" e até de "jogadores", salienta ainda a preparação que agora teve oportunidade de fazer. "Nunca estivemos tanto tempo juntos. Quando estes jogadores conseguem estar juntos, conseguimos ter uma equipa muito forte", enfatizou, assinalando que, para si, "é perfeitamente igual" passar às meias-finais em primeiro ou segundo lugar do grupo.

A terminar, deixou uma explicação diplomática sobre a ausência do pivot Joel Queirós do banco de suplentes. "É a mesma razão pela qual o Alex ficou de fora: só podem jogar 12."

Nuccorini

"Com golos o público estaria mais divertido"

"Só foi pena a falta de golos. O público ter-se-ia divertido mais". Este é um dos lamentos de Alessandro Nuccorini, seleccionador italiano, quando comenta a igualdade a zero frente a Portugal, que diz ser "aceitável". O outro reside nas lesões que condicionaram a equipa e, desse modo, traça como principal objectivo "recuperar os jogadores" afectados "para os próximos jogos", de modo a que estejam "melhor fisicamente". Perspectivando o que aí vem, garante que o grupo "é mais equilibrado do que as pessoas pensavam", e elege Portugal como "favorito por jogar em casa".

Portugal 0 - Itália 0


Pavilhão | Multiusos de Gondomar
Árbitros | Karoly Torok (Hungria) e Edi Sunjic (Croácia).

Portugal
João Benedito; Ivan, Pedro Costa, Arnaldo e Ricardinho.
Jogaram ainda: Zé Maria, Leitão, Israel, Gonçalo, Formiga e Marcelinho.
T Orlando Duarte

Itália
Feller; Grana, Bertoni, Assad e Morgado.
Jogaram ainda: Pellegrini, Montovanelli, Jubanski, Assis, Foglia e Forte
T Alessandro Nuccorini

Cartões amarelos: Pellegrini 21'; Forte 28'; Israel 37'.

Nenhum comentário: